Um espaço de reflexão política que permita o debate das ideias

15
Set 09

A questão do TGV pode parecer irrelevante, comparada com o conteúdo dos programas eleitorais dos vários partidos.

Mas este tema revelou mais sobre o pensamento político do PSD, que muitas apresentações programáticas.

Por causa do projecto da alta velocidade, percebemos o sentido estratégico que os dois principais partidos têm em relação ao futuro.

No caso do PS, o investimento tem de ser estruturante, estratégico, visionário de relações económicas que fazem falta à economia do país, que potencie as exportações, o turismo, os negócios dentro e com Espanha, como parceiro privilegiado da Península. Uma visão enraizada no sentido europeu, alicerçando uma solidariedade atlantico-mediterranica e sobretudo que manifeste tolerância e um sentido de cooperação que relegue para o passado os velhos fantasmas das invasões espanholas, dos pregões descriminatórios que diziam que de Espanha nem bom vento nem bom casamento.

Do outro lado, o PSD, ao reagir pela boca da sua líder contra o investimento no TGV, revelou um visão estratégica errada em relação ao futuro do país, que como podemos perceber, deve continuar a pensar pequenino e a cuidar da sua economia como algumas pessoas fazem com os seus rendimentos, divididos em envelopes e pagando as suas despesas sem recorrer a empréstimos e muito menos a depósitos com algum tipo de risco. Arriscar é aliás um verbo proibitivo, porque entendido com a antítese da segurança. Para além disso, teme-se as relações com os espanhóis, de olhar no umbigo convencido que é o centro do mundo. Orgulhosamente sós estavamos antes de 74 e com este tipo de pensamento, até parece que eramos felizes nesses tempos.

A Pátria não pode ser uma mãe galinha, como quer o PSD mas uma adulta que protege os filhos, apoiando o seu desenvolvimento e incentivando a autonomia das gerações mais jovens, ensinando a lidar com a diferença multicultural e enriquecendo com a partilha e a pluralidade.

publicado por sentirailha às 23:36

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
contador
contador
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO